quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Afoguem a ignorância, por favor.

O meu pai era paulista, meu avô, pernambucano, o meu bisavô, mineiro, meu tataravô, baiano...

As palavras de Chico Buarque em sua música Para Todos, traçam um pouco a diversidade e o tamanho do Brasil. Sou realizada em ter nascido numa nação em que a cultura é inerente aos indivíduos e que há a popular, erudita, pura, misturada, cantada, falada, rimada, esculpida, tocada, pintada, escrita, desenhada, dançada, interpretada, etc. São tantas opções para fazer arte que todos os dias nascem novos artistas no Brasil.

Sotaque, coisa boa de se ouvir, pode-se falar português pernambuquês, candanguês, carioquês, paulistês, mineirês, baianês, oxe, são tantos os ês, que fica difícil citar todos. Uns acham feio, outros bonito, mas a verdade é que é gostoso ser diferente e ver a diferença reinar.

Comida típica, frutas tropicais, bebidas, doces, salgados, comer; de fato, é um verbo gostoso de ser praticar no Brasil.

O brasileiro adora se inserir nas novidades no mundo moderno, nas descobertas que surgem todos os dias, e a mais praticada é a Internet. Por meio dela, conversa-se, expõe-se, casa-se, ama-se, odeia-se, publica-se deleta-se, segui-se, curti-se e descurte-se. É na internet em que o bonito pode ser feio, o alto pode ser baixo, o magro pode ser gordo e o gordo pode ser malhado. É na mesma internet em que pessoas inteligentes têm blogs para falar de atualidade. Elas podem criticar, rimar, postar, reivindicar, orientar, estudar, indicar, etc. A internet libera expressões de todos os cantos do mundo, mas favor, a liberdade de expressão é uma arma que na mão dos ignorantes pode ser letal.

Sou mãe, cidadã e brasileira. Sou nordestina, mais precisamente, pernambucana, e sei bem que meu afogamento traria muita lágrima, o meu afogamento, juntamente com o dos meus conterrâneos seria uma perda nacional, melhor, mundial.

Afoguem sim, a ignorância virtual ou facial de pessoas que só olham pra seus umbigos e não sabem nem porque nasceram.


Ps: Tive que atrasar esse post por conta dos meus compromissos maternos, mas a verdade precisa ser dita sempre.

2 comentários:

  1. Tenho nem o que falar depois disso. Simplesmente, DEMAIS!!!!!
    Disso tudo e falou bonito.
    Sou tua fã Lhelho, quando crescer, quero ser igual a você..rsrs
    Amo muito!

    ResponderExcluir
  2. Dra. Estive retribuindo a sua visita ao meu blog.

    Avelino - www.safreire.blogspot.com

    ResponderExcluir