quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Puritanos, Pecadores e o Frevo

Assistir a um show da SpokFrevo é sempre uma sensação maravilhosa, não há como definir sabe, apenas sentir, e muito.

Em um teatro, quando todos estavam sentados, eu podia ver muitos foliões dançando com todos os seus órgãos. Mesmo que visivelmente só mexessem os olhos pra piscar, muito rápido, afim de não perder nada.

Mesmo não sendo uma tarefa fácil pra mim, eu quase não me mexi, mas já o meu coração, ele fez cada tesoura que saiu cortando com golpes de felicidade as partes mais intimas do meu corpo. E durante várias momentos eu tive que fechar minha boca rapidamente, caso contrário, o mesmo velho coração estaria hoje vagando, ou melhor, pulando por todos os cantos do teatro.

Ser pernambucana é acordar todos os dias com a certeza de que não há terra em que as pessoas mais absorvam e criem cultura todos os dias como a minha. Ser pernambucana, e ainda poder ouvir a orquestra de Spok no quintal de casa, é um presente singular e bem ritmado; instigante.

Eu que não vivo sem música, sempre a respeito mais quando vejo a Spok tocar. Só a boa música mesmo pra unir folia e religião, só mesmo um frevo bem feito para unir em uma só noite boa ação, igreja católica e carnaval.

Ontem, tanto os mais puritanos, quanto os pecadores, e os que sempre admiraram o frevo, puderam ter a mesma sensação: excitação com os ouvidos, com os olhos, com o coração e com o que mais quisesse. Ontem, o sagrado deu espaço aos homens de preto, que com seus metais dourados nas mãos fizeram, e fazem, um verdadeiro céu na terra.

Parafraseando Eliseu Gomes eu posso dizer que ontem pude ver “anjos frevando naquele lugar, no meio do povo, em cima do palco, subindo e descendo em todas os passos”.

Amém e Evoé!

4 comentários:

  1. Fico muito feliz em ver o Frevo ganhando o mundo e mas feliz ainda em fazer parte disso!!!!
    Muito obrigado.

    Augusto Silva.

    ResponderExcluir
  2. De nada, é um prazer Augusto, e parabéns pelo seu talento e trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa bonita Leila, super sensibilidade.
    Parabéns, o frevo agradece!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Renato. Parabéns pra você também.

    ResponderExcluir