domingo, 13 de março de 2011

Carta à Rede Globo.

Admiro a competência da Rede Globo. Profissionais exemplares, programas divertidos e excelência em tudo o que promove. Porém, é perceptível que existe uma postura tendenciosa em algumas reportagens. Falo isso, pois a prostituição é um problema que acontece em várias partes do mundo, e do Brasil, é claro, meu Nordeste não fica de fora, infelizmente. Porém, essa prática se estende por todas as outras capitais do país, e não, isso não é um mérito social, e sim um problema, mas eu adoraria ter visto outras coisas do meu carnaval, e que tinham, tinham.
Eu adoraria que não tratassem o tema como um caso isolado.
Adoraria mais ainda, que não estereotipam a minha cidade, minha Região Nordeste.
Adoraria, e muito, que mostrassem também nosso valor, até porque:

Porque a casa Bamboo não é de um brasileiro.
Porque Hans Herman não é pernambucano, nem ao menos potiguar.
Porque esse caso não acontece só no Recife.
Porque nosso carnaval não se resume ao sexo.
Porque temos uma das cidades mais antigas do país, e exigimos respeito.
Porque nossas pontes levam e trazem cidadãos dignos.
Porque nossos rios hospedam vida.
Por que nossas praias exprimem amor.
Porque nossas árvores exalam canto.
Porque nossos poetas rimam dignidade.
Porque temos a Primeira Capital Brasileira da Cultura
Porque somos bravos guerreiros, somos imortais.
Porque somos criativos, somos lindos, somos chiques, somos porretas.
Porque não somos maloqueiros, nem gostamos que manguem de nós.
Porque somos afinados, alinhados, admirados e apaixonados.

Mas me digam, por favor, por que somos, por vezes, estereotipados em novelas e jornais nacionais??? Não me aperreiem, ou seja, não me estressem.

Leila Perci – mãe, publicitária e uma brasileira apaixonada pelo país e defensora da democracia.

10 comentários:

  1. Bom, concordo com o seu belo texto, parabéns!!!
    Ah, somos um povo hospitaleiro, recebemos todos com muito carinho e atenção.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O Brasil da Globo é diferente do Brasil de verdade.

    Um amigo carioca me disse que o carnaval do RJ é muito mais que as escolas de samba e a sapucai.

    No RJ tem bailes de salão, carnaval de rua (de graça), bailes gay, concursos, blocos nas comunidades, mas eles não querem mostrar, pois o maior produto da Globo são as escolas de Samba.

    A Beija Flor (é a escola deles) que sempre está no BBB, é muito bem promovida, que canta Roberto Carlos, e que sempre ganha.

    A TV que mostrava o carnaval de verdade era a Rede Manchete, mas se acabou.

    Quanto ao futebol (Flamengo, corinthians e clube dos 13), melhor nem falar.

    ResponderExcluir
  4. Parabens Leila!

    Tenho o mesmo sentimento pelo assunto.
    Parabens!

    ResponderExcluir
  5. É Anderson, são os reis do país. Essa parte de futebol é punk, meu irmão só falta morrer.

    Obrigada Léo :) É bronca esse domínio. :*

    ResponderExcluir
  6. Sim Guto, somos sim. E mesmo que ajam os problemas eles não podem ser tratados de forma generalizada.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da abordagem! Postei o link no twitter. Vc foi enfática sem perder doçura, e sem aquele tom complexo de inferioridade que alguns nordestinos tem bjs

    ResponderExcluir